O oceano é um ecossistema fundamental para o homem e sua sobrevivência. Estudos mostram que os mares são a sétima maior economia do mundo, gerando em torno de US$ 2,5 trilhões por ano em bens e serviços. Pesca, aquicultura, exploração de petróleo, portos e atividades turísticas são alguns segmentos que podem ser citados para a geração de renda e empregos em função da exploração deste recurso. Sendo assim, temos que esse ambiente exerce grande influência para o cenário mundial, no ponto vista econômico.
O meio biológico imensamente diverso do oceano não segue padrões e regras, porém rege a continuidade de muitas dessas atividades, uma vez que sua exploração influi sobre danos à biodiversidade e aos recursos naturais hoje existentes. Toda interferência gera impacto e é a partir dessa afirmação que devemos nos policiar para que este ecossistema ainda preserve suas características e possa ser capaz de atender as demandas da população.
Não é de hoje que a exploração antrópica vem gerando grandes impactos para a vida marinha e para o meio físico dos mares. Espécies emblemáticas, como a Baleia Azul (Balaenoptera musculus), Baleia Franca do Sul (Eubalaena australis), Boto-Cinza (Sotalia guianensis), Tartaruga de Couro (Dermochelys coriácea) estão ameaçadas de extinção, assim como muitos outros organismos de diferentes grupos zoológicos. Podemos citar também espécies que já foram extintas devido ao homem, como o Golfinho de Baiji (Lipotes vexillifer) e a Foca-monge-do-Caribe (Monachus tropicalis).
A presença humana e suas atividades poluidoras no oceano vão além da extinção. Um organismo afetado por óleo, contaminação, ou lixo, por exemplo, não sofrerá a consequência sozinho. O mar está em constante equilíbrio e quando um ser vivo sofre uma perturbação, todos com que mantém uma relação são afetados também. Todos os organismos possuem um papel fundamental na cadeia trófica do oceano, pertencendo a um determinado nível trófico, ou seja, um lugar específico que contém características da sua biologia e ecologia, possibilitando uma rede de interação com os demais componentes.
O ecossistema marinho abrange propriedades físicas e químicas únicas por todo o planeta possibilitando a mais diversa vida e a adaptação ao longo de toda sua extensão e profundidade. A condição saudável de todo oceano contribui para a biodiversidade, qualidade dos recursos naturais e manutenção das atividades pertencentes ao homem. O ser humano depende do mar, e o mar, hoje, depende de nós para sua conservação e preservação.
Bibliografia
- HOEGH-GULDBERG, O. et al. Reviving the ocean economy: the case for action – 2015.Geneva: WWF, 2015
- ICMBio - Lista de Espécies Ameaçadas <http://www.icmbio.gov.br/portal/especies-ameacadas-destaque> Acessado em 26/05/2018
Luiza Rossato Pereira
Graduanda em Ciências Biológicas, com habilitação em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro, pelo Instituto de Biociências - UNESP – Câmpus do Litoral Paulista.