Skip to main content
Projeto "Pesca Sustentável"

"Pesca Sustentável"

O Projeto visa a geração de renda e a pesca sustentável ás margens do Rio Paraná. Pescadores que hoje sofrem com a não continuidade da renda serão beneficiados, gerando segurança para suas famílias, deixando de depender da época de pesca aberta em rio e sazonalidades.

O Projeto Pesca Sustentável tem por objetivo gerar renda, promover o conhecimento através de cursos técnicos e proteger o meio ambiente.
Por necessidade e, algumas vezes por desconhecimento, o pescador captura espécies protegidas por lei, ameaçadas de extinção, como é o caso do pintado.

Fisgados, esses peixes não são devolvidos à água. Pintados são retirados pequenos, o que também impede a futura reprodução da espécie. Um peixe significa dezenas de outros que não irão nascer e repovoar os rios brasileiros.

Esse é apenas um exemplo entre muitos outros aqui não citados. É a necessidade falando mais alto que a lei da natureza e dos homens.

Um grupo de profissionais ensinará as técnicas necessárias, e cada pescador cadastrado terá uma atividade pela qual será responsável. O sistema de ensino prevê ainda, que todos os participantes façam um rodízio nesse aprendizado e função desempenhada.

Dessa maneira, se objetiva não somente ensinar as técnicas de pesca, como também de criação de cada espécie de peixes inseridos no projeto.

Outra prática relativamente parecida com a pesca é a Aquicultura, ou seja, cultivo de animais em água. Ao se preparar tanques com alevinos (peixes recém saídos dos ovos) e trata-los com ração adequada, se obterá um peixe de melhor qualidade e a salvo de predadores naturais, o que irá promover a condição de fornecimento a parceiros interessados, tais como restaurantes e empresas. Se poderá também, ofertar o produto em outros municípios, criando opções de cardápio mais variadas e saudáveis.

Nas últimas décadas, a aquicultura vem se destacando no cenário mundial, com contribuições relevantes para geração de emprego e renda, e também com a redução da pobreza e da fome.

O resultado final, esperado para 3 anos, é o fortalecimento das famílias ribeirinhas que, com a renda obtida, poderão promover melhor qualidade de vida aos filhos e familiares.

Portfolio Tags